Formato de corpo, por que preciso saber o meu?

Então, por que você precisa saber qual o seu formato de corpo?

Antes... Olá, meninas!! Espero que estejam todas "melhor que bem".😊


Mas continuando o nosso assunto, na verdade, em se tratando de imagem e estilo, não serve para nada se "encaixar" em um formato de corpo. Até porque, a consultoria de imagem trabalha com 5 formatos de corpos femininos e segundo a pesquisa realizada entre 2009 e 2017 pelo SENAI CETIQT, o Projeto SizeBR, só no Brasil há 27 biotipos femininos. 😱 E você quer ser encaixada em 1 dos famosos ampulheta, retângulo, triângulo, triângulo invertido ou oval? Não, né?!

Aí você faz outra pergunta: então porquê algumas consultoras falam ainda hoje sobre isso? Falam só para ter conteúdo nas redes sociais. Simples assim. 😶

A profissional que preza por uma consultoria humanizada, não foca mais em encaixar as mulheres no formato ampulheta (ou X) como se fazia na década de 80, onde este era considerado o formato ideal ou o mais harmonioso. Aquele onde ombros e quadril têm o mesmo tamanho e a cintura é fina, sabe? Na consultoria humanizada como a minha, focamos na cliente, nos preocupamos em entender a pessoa, os seus gostos (e desgostos), para então sugerir os modelos de roupas, cores, tecidos, caimentos, linhas... que melhor se enquadrarão para tal biotipo.

Durante uma consultoria de imagem, quando nomeia-se o corpo de uma mulher, corre-se o risco de excluir ou constranger uma determinada pessoa por ela não estar dentro de um padrão específico de beleza (o que muda de época em época). Nós mulheres somos diversas em formato de corpo, peso, altura, idade, pele... E devemos focar em realçar o que gostamos em nosso corpo e deixar em segundo plano o que não está do nosso agrado. E no que você gosta ou desgosta em si mesma, ninguém deve interferir, mas auxiliar, mostrando que o "seu corpo ideal", aquele idealizado por você e para você, pode ser modelado com o uso das roupas e acessórios.

Que precisamos nos vestir é uma certeza. Então, por que não usar a vestimenta a nosso favor? Bem mais inteligente, não acha? 😉

Além de toda informação não verbal que o nosso look transmite (cores, texturas, caimento...), ainda podemos jogar com a ilusão de óptica, fazer com que aquele que nos vê tenha uma impressão diferente da realidade. Legal, né?

E como fazer isso? Então, como os corpos e gostos são únicos, o ideal mesmo é você passar por uma consultoria de imagem. Assim o seu caso é analisado e uma estratégia é desenvolvida especialmente para você. Mas existem algumas dicas que você já pode ir fazendo uso.


Cores claras e escuras

Essa é fácil, a maioria de vocês já sabe. Cor clara ajuda a expandir, parecer maior determinada parte do corpo. Já as escuras fazem o efeito oposto. Exemplo: para parecer ter seios menores, use blusa escura; para parecer ter os seios maiores, use blusa clara.


Cores vibrantes e brilho

As cores vibrante como o rosa, o verde neon, ou até mesmo uma roupa dourada, traz uma sensação visual de vibração, luz, e consequentemente, parecem ocupar mais espaço. Assim acabam fazendo o corpo parecer maior do que realmente é.  


Estampas

Cuidado na hora de escolher as estampas. Aquelas que são muito graúdas, ou bem espaçadas, trazem maior volume visual. Se essa não for a sua intenção, opte pelas miúdas.


Aplicações na roupa

Quando falo de aplicação, me refirmo a tudo o que sobressai à peça, como por exemplo os bolsos, pedrarias, bordados... Muitas vezes essas aplicações projetam um volume na área aplicada. Por exemplo, strass aplicado nos bolsos de trás da calça, farão o bumbum parecer um pouco maior.


Linhas verticais e horizontais

Essas são outras que vocês conhecem bem. De modo geral, as linhas verticais tendem a alongar e podem criar a ilusão de se ser mais magra. Enquanto as horizontais costumam dar a impressão de ampliar a região. Mas isso é de um modo geral. Há casos, que envolvem contraste das cores das listras e a espessura delas, que podem não causar os efeitos mencionados. Mas isso é um assunto para ser aprofundado em outro momento.


Bom, como já mencionei, essas dicas são generalizadas. Precisamos levar em conta que uma roupa não é "só cor" ou "só linha", ela é um conjunto de elementos, logo precisa ser analisada como um todo para então montarmos o look perfeito. É por isso que somente uma profissional poderá lhe conduzir na montagem de looks perfeitos para o "seu corpo ideal".


Se ficou com dúvidas pode vir falar comigo pelo whatsapp (48) 9.9629.9995 ou pelo meu perfil do Instagram @hellen.malty 😊 


"Consultoria de imagem não é sobre montar looks, é sobre sentir-se plenamente confiante com a própria imagem".


Nos vemos em breve!

Bjoka!💋

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que a Consultoria de Imagem e Estilo pode fazer por você?

Qual a relação entre imagem pessoal e autoconfiança?